CMS: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

O que é CMS?

A definição de CMS, segundo Wikipédia, é: o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma simples. Ou seja, é uma aplicação que tem por função, gerenciar o conteúdo do site, de forma simples e intuitiva.

Como funciona?

O CMS é o elo de ligação do site com o banco de dados, que é onde ficam gravados todos os textos e links do site. Sendo assim, através dos diversos painéis que compõem o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, permite que os usuários possam editar ou incluir conteúdo no site, de forma fácil. Dando assim, um liberdade para os usuário de poderem editar ou incluir conteúdo no site, sem precisar da ajuda do web designer, o que garante uma certa autonomia aos usuários.

Vantagens

A principal vantagem de usar um CMS é tornar mais rápido o processo de atualização e inclusão de conteúdo, permitindo que usuários atualizem diretamente os textos e fotos do site. Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo de qualidade não devem requerer habilidades além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto. Onde o usuário vai poder editar e incluir textos e imagens, digitando e clicando e botões, como um editor de textos simples.

Profissionais

Apesar de um CMS facilitar a vida dos usuários, isto não dispensa totalmente o uso de profissionais responsáveis pelo ambiente de hospedagem ou pela elaboração do conteúdo do site. Observe que a adoção de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo pelo usuário simplesmente visa facilitar a gestão de websites, como recursos de organização e cadastro de notícias, por exemplo. Assim, sempre teremos um ambiente a ser mantido, e conteúdos a serem produzidos.

Hospedagem e Segurança

Um sistema de gerenciamento de conteúdos requer uma infra-estrutura de hospedagem, rápida e segura e ao mesmo tempo uma manutenções periódicas para garantir sua atualização e manutenção.

Usamos o CMS WordPress

Aqui na Jcmartim, usamos o CMS WordPress que é um de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP, que usa o banco de dados MySQL. O WordPress é voltado principalmente para a criação de sites e blogs. Porém com o WordPress, também é possível desenvolver Lojas Virtuais de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólios, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

Não perca mais tempo e venha construir seu Site ou Loja Virtual aqui com a Jcmartim Criação de Sites e Lojas Virtuais. Aqui todos os Sites e Lojas Virtuais sempre acompanham o uso de CMS WordPress, além de um layout personalizado.

Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.