Porque usar WordPress em seu website

O que é o WordPress, para que serve e quando usá-lo são algumas das questões que abordaremos neste artigo. Este post é voltado para todos que estão precisando criar um site ou mesmo migrar para um site dinâmico em que possam editar seu conteúdo em tempo real de forma fácil e prática.

João Carlos

O que é o WordPress, para que serve e quando usá-lo são algumas das questões que abordaremos neste artigo. Este post é voltado para todos que estão precisando criar um site ou mesmo migrar para um site dinâmico em que possam editar seu conteúdo em tempo real de forma fácil e prática. Pois,  é para isto que serve os CMS (Sistema de gerenciamento de Site), são uma forma de podermos construir e editar sites mais facilmente. Bom estão sem mais delongas vamos descobrir o que é este tal de WordPress.

A história do WordPress

A história do WordPress começa em 2003, quando os desenvolvedores Matt Mullenweg e Mike Little, começaram a criar uma plataforma para “blogs”. Tendo sido criada a partir de um “software” chamado bs/cafeblog.

WordPress 1.0

A primeira versão do WordPress (WordPress 1.0) foi lançada em janeiro de 2004. Sendo ainda uma versão bem mais simples da que temos hoje, cheia de recurso e muito bem estruturada. No entanto, já contendo um editor de conteúdos e um sistema de gerenciamento de usuários. Também já com um sistema de instalação e de moderação de comentários.

Hoje, enquanto escrevo, estamos na versão 5.7.1 e muito mudou até hoje e mudou para melhor.

Para que serve o WordPress?

Como podemos ver na história do WordPress ele, inicialmente, se destinava a criação de “blogs” na “internet”, mas com o passar do tempo, por ser de código aberto, várias modificações e implementações foram sendo feitas e agregadas através de “plugins” e “addons” de terceiros. Contribuindo muito com a acessão do WordPress, pois hoje é possível criar sites e lojas virtuais incríveis com o WordPress e sem precisar saber nada de programação. Sendo este mais um motivo para a grande difusão do WordPress.

Os plugins e addons são os grandes responsáveis pelo crescimento do WordPress. Mas isto só se deu graças a infraestrutura do WordPress que permite estas agregações periféricas ao seu núcleo central, possibilitando estas expansões.

Plugins e Addons WordPress

Com isto o WordPress tem possibilidades infinitas de agregações que podem transformá-lo no que você quiser. Deste um simples, mas poderoso, “blog” até um grande portal de vendas ou mesmo um sistema digital de aulas. Pois, além de podermos usar plugins e addons já prontos, que tem aos milhares, ainda é possível criarmos nossos próprios, claro precisando saber codificar corretamente. É como disse anteriormente o WordPress poder ser modificado para atender nossas necessidades de forma quase infinita, sendo bom para codificadores e não codificadores.

Quando devo usar o WordPress

Bem, o WordPress pode ser usado quase que para tudo, claro que se você tem um projeto diferenciado de um sistema específico com finalidades específicas não irá usar. Mas no tocante a qualquer categoria de site, seja comercial ou não, pode ser usado sem sombra de dúvida.

O WordPress pode ser usado tanto por desenvolvedores que entendem de codificação quanto por qualquer pessoa, mesmo não entendendo nada de codificação, que disponha de um tempo para criar algo com este maravilhoso “software”. Isto graças os temas prontos e aos plugins construtores de páginas do tipo arrastar e soltar como o “Elementor”, “Divi”, “Beaver Builder”, estre tantos outros.

Claro que se seu projeto for mais específico e precise de um nível maior de profissionalismo é aconselhável que você deixe o aos cuidados de um profissional especializado em WordPress e criação de temas e plugins personalizados.

Fatia de mercado

O WordPress é o CMS mais usado no mundo todo com mais de 41% de todos os sites, mais de um em cada quatro sites que você encontra na “internet” estão usando o WordPress. Isto é realmente impressionante diante da grandiosidade da “internet” e também da quantidade de novos sites que são criados diariamente no mundo todo.

Agora se considerarmos somente os sites que são construídos usando um sistema de gerenciamento (CMS) este número sobe para cerca de 64% de participação de mercado.

Temas

Outra grande vantagem do WordPress é sem dúvida um grande trunfo, pela facilidade de alterar e ativar e também pela abundância de temas gratuitos disponíveis no repositório do WordPress. Os temas permitem que você controle exatamente a aparência do seu site, sem precisar ser um codificador ou sequer entender de HTML.

Multilinguagem

Além de WordPress ser um “software” traduzidos para 169 idiomas diferentes, facilitando assim sua disseminação ao nível mundial. A maioria dos temas tem suporte a tradução podendo-se traduzir temas facilmente. Também, muitos “plug-ins” também oferecem versões traduzidas e você pode criar facilmente um site multilíngue usando “plug-ins” como Polylang ou Weglot.

“Software” Gratuito

O WordPress é gratuito e você pode encontrar muitos temas e “plug-ins” gratuitos para construir seu site. Em muitas hospedagens especializadas em WordPress já trazem até mesmo ele instalado, tendo somente as taxas de hospedagem e domínio. O que barateia muito, a criação de um site dinâmico.

Facilidade em encontrar ajuda

Diante da popularidade o WordPress é muito fácil encontrar resposta para alguma dúvida na hora de criar seu site. Pois, existe um grande ecossistema de suporte para tudo e qualquer coisa relacionada ao WordPress. Muitos “blogs”, como este, publicam tutoriais  e também o suporte e documentação do WordPress, bem como diversos tutoriais em vídeo úteis para iniciantes. Também existem diversos cursos, tanto gratuitos como pagos de ótima qualidade no mercado.

Editor de blocos nativo

Nos últimos anos, o WordPress alçou novos patamares ao integrar atualizações e funcionalidade impressionantes. Um dos maiores desenvolvimentos desse tipo é o novo editor de blocos. Esta nova “interface” permite que você crie suas páginas de conteúdo e posts com arrastar e soltar e de uma maneira totalmente visual e nativa da plataforma.

Como você pode ver existem vários motivos para usar o CMS WordPress e para ele ser tão popular no mercado, atualmente. Todas as facilidades que ele proporciona na hora de criar um site ou loja virtual se justifica diante de tantos argumentos como os expostos neste artigo.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais esclarecimentos, leia nosso Política de Privacidade!

Rolar para cima